✦ Blog: Anime Shoujo - Sigla: AS
✦ Dona: Thays Ramos(Off)
✦ Desde: 30/03/2012
✦ Tema: Card Captor Sakura Clear
✦ Post: 2.244
✦ Comentários: 9.324
✦ Visualizações: 5.323.215

23.8.12

A lenda dos tsurus + Aprenda a fazer


Tumblr_m2bp2jqnbq1qfqm2lo1_1280_large
Só pra constar>>Origami é a arte de criar figuras bi ou tridimensionais feitas a partir de folhas de papel dobradas manualmente. Ori – dobrar   Gami (kami) – papel

Este é um origami que representa uma ave, o tsuru (conhecida por nós como grou, e na língua inglesa seu nome é crane). Ela é uma importante figura na cultura e nas tradições japonesas, pois é considerado um pássaro sagrado e representa boa sorte e longevidade. Ele aparece em várias manifestações artísticas japonesas, como:
- em pinturas, gravuras e no origami;
- na literatura: existem contos e até óperas, nos quais são comuns os heróis se transformarem em tsurus e voarem pelo céu.
- e nas lendas: a mais famosa inspirou movimento mundial em prol da Paz. Trata-se de uma lenda que diz que uma pessoa alcançará seu desejo ao dobrar mil tsurus. Essa história fez com que chamada Sadako Sasaki se transformasse em um símbolo mundial da Paz.
*Estátua de Sadako Sasaki*
Sadako tinha apenas dois anos de idade quando ficou contaminada por causa da radiação da bomba atômica lançada em Hiroshima na Segunda Guerra Mundial. Sua amiga, Chizuko Hamamoto, visitou-a no hospital e contou sobre a lenda que existia, de que se ela fizesse mil origamis de tsurus teria o direito à um pedido. Muito doente, e com as forças que ainda restavam, Sadako começou a fazer as dobraduras, para que pudesse realizar o deu desejo de ficar curada e viver normalmente. Todos os dias, ela fazia as dobraduras. Mas, antes que as concluísse, morreu, no dia 15 de outubro de 1955. Havia dobrado 646 garças de papel. Seus amigos, após a sua morte, dobraram os 354 origamis restantes, para que ela fosse enterrada com os 1000 tsurus, e pediram às pessoas que erguessem um monumento em sua memória, no Parque da Paz, e lá gravaram as seguintes palavras: "Este é o nosso grito, esta é a nossa oração. Paz na Terra."  
*Este é o nosso pedido. Esta é a nossa oração pela paz mundial. Vou escrever PAZ em suas asas e vocês voarão pelo mundo. Sadako Sasaki*
 
O Monumento das Crianças À Paz (ou Torre dos Tsurus) foi erguido em 1958, em Hiroshima. Dentro do pedestal de granito, há um espaço para os milhares de tsurus feitos de papel colorido, enviados por várias pessoas do japão e do mundo, para homenagear Sadako.
Fonte: Wikipédia, "Papel e Tinta: Artes do Japão" de Nereide Shilaro Santa Rosa 
Depois de conhecer essa triste, mas bonita história, acho que você ficou com vontade de fazer tsurus também, não é? Aqui está um vídeo-aula pra assistir e fazer o tsuru.
Material:
Uma folha de papel própria para dobraduras, ou uma folha de sulfite cortada em um quadrado perfeito.

Caso não tenha entendido algum passo, pode perguntar! Tentarei trazer algumas imagens passo-a-passo na próxima postagem para reforçar algo que não tenha entendido.
Com um pouco de práticxa, com certeza você não vai parar de fazer tsurus! Eu mesma, quando estou entendiada, logo me vejo fazendo esses pássaros de papel. Sou uma viciada ahsuahsuahsush (@-@)
A medida que você for acumulando muitos tsurus, é possível você fazer uma cortina com eles, prendendo-os uns aos outros com fio de náilon, igual mostra a imagem abaixo:

Ou, se quiser, pode pedir ajuda de seus colegas e amigos para fazer muitos tsurus e mandá-los para o Monumento das Crianças, no Parque da Paz, Hiroshima, Japão. Depois de dobrar mil origamis, faça 10 arcos com 100 tsurus cada e envie para este endereço:
Office of the Mayor
City of Hiroshima
6-34 Kokutaiji-Machi
1 Chome Naka-ku, Hiroshima, 730

Até a próxima, fofos! (^.^)

4 comentários:

  1. ah eu ja tentei fazer tsurus diversas vezes mas nunca consigo

    ResponderExcluir
  2. eu fazia no tempo do fundamental = w =

    ResponderExcluir
  3. Amei, seguindo aqui *-*
    Sdv?
    ~Nhac :3
    http://blog-worldotome.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aaah eu vou tentar fazer *---*
    amoo Origamis *-*

    ResponderExcluir

Deixe os seus comentários mais parecido com o seu jeito,use os emoticons do AS e se divirta comentando...

Bjinhos :**

001   002   003   004   005   006   007   008   009   010   011   012   013   014   015   016   017   018   019   020