✦ Blog: Anime Shoujo - Sigla: AS
✦ Dona: Thays Ramos(Off)
✦ Desde: 30/03/2012
✦ Tema: Card Captor Sakura Clear
✦ Post: 2.244
✦ Comentários: 9.324
✦ Visualizações: 5.323.215

29.6.13

10 passos para fazer o cosplay perfeito: Passos 5 e 6 - Concursos e Apresentações

Dokidoki de koware sou 1000% Love. (só eu que estou cantando?) 
Vale a pena dar uma olhadinha mesmo se você não planeja participar de algum concurso por  enquanto.


Estou repostando, pois não sei ao certo o que aconteceu, mas este post estava como rascunho... Mesmo já tendo algumas visualizações e um comentário. Acho que eu que fiz isso meio que sem querer. Que burra, dá zero pra ela! T.T 

Oi amores amados que também me amam, como vão? Ansiosos pelo início de Julho? Eu estou !^^

Estamos um pouquinho atrasados com a sessão dos 10 passos para fazer o cosplay perfeito, não é? Tem muita gente abarrotando a minha caixa de e-mails, até mesmo no site das fanfics, me cobrando isso. Fico muito feliz em saber que há tanta gente me procurando para pedir ajuda, muito mesmo e este é um dos motivos para que eu atrase um pouquinho, mas algumas das próximas postagens já estão até escritas aqui no meu caderninho, pois espero que continuem assim. Por um mundo onde hajam mais cosplays! *--*

Hoje nós vamos falar de uma das programações mais interessantes (e a minha preferida) dos eventos otaku: os concursos de cosplays. E aproveitando esta deixa para pegar dois pássaros de uma só vez, também vamos falar de outro ponto que está diretamente ligado a estas competições que são as apresentações.
Então o nosso post será lindo e útil como todos os outros, além de dois em um.

Passo 5 - Concursos
Alguns vão querer pular esta etapa, mas eu realmente recomendo participarem destas competições, eu particularmente sempre participo de todos os concursos quando tenho oportunidade. O bacana é que mesmo torcendo para você mesmo, como bom otaku, a gente também está torcendo para os outros

cosplayers, principalmente aqueles que sabemos o trabalho que deu fazer. No final, é bom ganhando ou perdendo. 

Bom, aqui não tenho muito dizer, mas se entre os seus conceitos de cosplay perfeito (assim como os meus) está o quesito participar de um concurso, então tenho algumas pequenas dicas para você.

A ordem das dicas não influi em muita coisa.

Dica1: Verifique se o evento que você irá terá mesmo concursos antecipadamente. Dessa forma, você poderá ter mais tempo para decidir se vai participar ou não.
Dica 2: Algumas dessas competições têm inscrições de algumas categorias feitas somente antes do evento, via internet, geralmente. Por isso, é bom se informar.
Dica 3 - essa é importante: Nunca suba num palco durante uma competição sem saber as regras, a menos que elas sejam ditas no palco mesmo. Não queremos desclassificações injustas e nem caras tristinhas depois de ter feito esse cosplay tão lindo, não é?
Dica 4: Tenha sempre uma apresentação na manga, mesmo quando o concurso não exija.
Dica 5: Na hora do desfile, ande um pouco mais devagar do que o normal, sempre de cabeça erguida e quando tiver que parar, faça duas poses do seu personagem, uma depois da outra, devagar o suficiente para que as pessoas consigam tirar uma foto que não fique tremida. Mas também tente não passar muito tempo a mais que os outros lá na frente, okay?
Dica 6: Quando ganhar, controle sua emoção. Todos sabem que você está feliz por ter ganhado, mas não precisa sair gritando ou pulando feito um maluco por conta disso, mas também não deve sair por aí com uma cara de "eu já sabia que eu iria ganhar". Por quê? Pense nos outros participantes que não ganharam, eles entendem que perderam, mas ficar esfregando na cara deles não é legal, mesmo que esteja fazendo algo sem saber. Não queremos más impressões sobre o cosplayer vencedor.
Dica 7: Se perder, não se desespere e não deixe com que isso o faça desistir de participar. Apenas sorria e acene! Saia do palco de cabecinha erguida e aplauda o vencedor, você também gostaria de ser aplaudido se estivesse no lugar dele. Apenas não foi sei dia de sorte! Continue andando e batendo fotos no evento como estava fazendo antes do concurso. Não é porque alguém achou o cosplay de outra pessoa mais completo que o seu que você vai deixar de estar divando. Sim, você é um divo, todos os cosplayers são!
Dica 8: Ganhando ou perdendo, não chore. Uma amiga minha chorou uma vez e depois disso as pessoas a chamam de "coschoroplay", tadinha. Além disso, borra a maquiagem. :)

Passo 6 - Apresentações
Mesmo não participando de competição alguma, é sempre bom para um cosplayer ter preparada alguma apresentação. Pode ser uma simples dancinha, uma frase com pose ou até mesmo representar apenas a forma de como o personagem pega a arma, ou coisa do tipo. Mas, em caso de ter que fazer isso no palco, aqui vão as minhas dicas básicas.

Desconsiderem a ordem, de novo.
1 - Tenha o rosto sempre bem expressivo, seja com um sorriso bem grande no rosto ou uma enorme cara de choro. Depende de qual o personagem que você for representar.
2 - A grande maioria destes concursos exigem uma gravação da sua apresentação, sempre com um limite de tempo.
 2.1 - Quanto a isso, ensaie bastante e decore as falas, pra não ficar parecendo com dublagem mexicana ou pra não errar todos os passos. Tem que fazer direitinho, hein!
2.2 - Tenha sempre cópias da gravação, seja em CD, pendrive, celular, mas sempre tenha pelo menos mais um meio para passar esta cópia ao pessoal do som. Essas cópias devem ser em formatos diferentes, seja em mp3, mp4, mkv, wav ou etc. Mas sempre deve haver uma em mp3, já que é o formato universal. Isto é fundamental !

2.3 - A gravação ideal tem que ser um pouquinho menor do que o limite que eles te dão e não do mesmo tamanho ou, muito menos, maior. Se ultrapassar o tempo, o som pode ser cortado ou você poderá perder pontos, por isso é bom não arriscar.
3 - Esteja atento se é permitido ou não usar confetes ou fluídos no palco se sua apresentação requerer isso, mas fique atento e preparado, caso não possa utilizar tais recursos, isso não pode estragar sua apresentação. 
4 - Quando for escolher a apresentação, escolha algo mais fácil ou algo que você saiba que é mesmo capaz de fazer. Não queremos pescoços quebrados por um salto mortal mal feito ou coisa parecida!
5- Esteja confiante daquilo que vai fazer, cosplay é algo que você faz para você  mesmo e não para os outros (talvez só um pouquinho), então se divirta, acima de tudo.  A principal pessoa que deve agradar é você mesmo!

Bom, mais tarde eu faço outro post mais completo sobre essas apresentações, sei que essa uma a área onde temos muitas dúvidas. Quer mostrar o seu cosplay? coloca o link nos comentários ou manda a sua foto pro meu e-mail (thaisestrela97@yahoo.com.br) e eu posso postar ela aqui no blog, se você deixar, é claro.
Tem dúvidas, sugestões, dicas, críticas, quer desabafar? Comenta aqui em baixo, ou, se tiver vergonha, manda pro meu email que eu respondo toda feliz.

Beijos de abacaxi :*

Um comentário:

  1. Obrigada pelo trabalho duro e pelo post bjs de maracujá
    (também to cantando *-*)

    ResponderExcluir

Deixe os seus comentários mais parecido com o seu jeito,use os emoticons do AS e se divirta comentando...

Bjinhos :**

001   002   003   004   005   006   007   008   009   010   011   012   013   014   015   016   017   018   019   020