✦ Blog: Anime Shoujo - Sigla: AS
✦ Dona: Thays Ramos(Off)
✦ Desde: 30/03/2012
✦ Tema: Card Captor Sakura Clear
✦ Post: 2.244
✦ Comentários: 9.324
✦ Visualizações: 5.323.215

7.9.13

10 passos para fazer o cosplay perfeito: Passo 7 - Maquiagem



Atrasou de novo, né, meus amados? Mas a questão é que esses dias não tive tempo para nada: cursinho, testes, cachorro, fics, probleminhas com um dos meus cosplays e a partida da Malu. É, não foram dias muito bons pra mim, mas pelo menos meu cabelo está mais azul do que nunca... E vocês, o que tem feito? Muitos cosplays, espero.
Bom, no meu penúltimo post eu prometi postar dicas e truques para maquiagem que EU uso, e, depois disso, o meu e-mail lotou! Sem falar do Facebook. É muita gente querendo mais dicas e tutoriais de personagens específicos e como eu sou só uma, vou tentar responder as dúvidas sobre o make aqui neste post, okay? No fim tem uma lista de truques.;)

Passo7 - Maquiagem

A maioria dos cosplayers iniciantes, somente ao final de toda a produção de roupa, peruca e acessórios vai pensar na maquiagem; outros sequer lembram antecipadamente e quando chega o grande dia, as meninas enchem as pálpebras de sombra e colocam um imenso dum batom vermelho na boca, que junto à lente, faz com que uma Mei (Sukitte ii na yo) se pareça com um Pikachu.
E os meninos acham que não precisam de maquiagem, e não precisam de maquiagem para fazer um cosplay qualquer, mas como os passos aqui são para o cosplay perfeito lindo e maravilhoso, você, meu caro bebê, pode ir tirando o hipopótamo da chuva! 
Antes de tudo, analise o personagem que você irá reproduzir. Tem algum traço diferente (como os risquinhos nas bochechas do Naruto)? Os olhos são bem marcados? A boca é bem demarcada? Note os tons de cores, tanto do rosto quanto das mãos e restante do corpo. Alguns personagens têm algo como cicatrizes ou tatuagens. Alerte-se para isso.

Vamos começar pelas sobrancelhas?
Repare mais na cor e espessura, o formato que elas têm tanta importância, até porque não é todo mundo que fica bem com sobrancelhas diferentes da forma habitual, a não ser se elas forem um dos pontos fortes da personagem como a Mugi-chan. Aí será importante o formato! 
Primeiro retire todos os pelos que sobram, acerte-as como de costume, seja com pinça, tesoura, lâmina, etc. Se elas não forem da cor que são as da personagem, base. Líquida, de preferência. Desenhe a sobrancelha do jeito que achar mais parecido com a da personagem. Se tiver dificuldades, peça para alguém lhe ajudar. Comece com uma linha fina, usando um lápis da cor desejada e espalhando depois com um pincel chanfrado. Vá aos poucos, aumentando a espessura até ficar ideal. Paciência, isto precisa de treino!

A qualidade dessa imagem não ficou muito boa, né? Gomen

Olhos
 Há alguns tipos de olhos no mundo dos animes. Em suma, temos dois principais tipos: quadrado e redondo. Trouxe aqui dois exemplos para vocês.
1 - Rukia - Bleach: Notem que esse tipo de olho tem o formato mais quadrado que pode ser facilmente contornado com delineador e sombra. Esse formato é utilizado tanto para olhos pequenos quanto para olhos grandes. Nesse caso, o côncavo também tem certa marcação, leve, mas ainda tem. Ah, e reparem bem que na parte superior, no interior dos olhos há um risquinho para fora, mas esse é um caso particular da Rukia.



2 - Yui - K-on!: Esse é o olho de formato circular. Raramente um personagem com esse formato tem olhos pequenos. Para mim, eles são mais kawais *---*. No caso da Yui, quase não há demarcações na lateral, apenas no cantinho superior, assim como na parte de baixo onde há uma pequena linha, como se fosse parte da pupila (a bolota do olho).


Quanto aos cílios, minha dica é simples: Rímel. Eles destacam o olhar. Se quiser causar de vez, use os famosos cílios postiços, mas tome cuidado para não exagerar no tamanho e estilo também, e parecer com uma drag queen (nada contra elas, essas lindas).

Pele
Muita gente teima bastante com a cor da pele, e é para isso que existe maquiagem. Corretivos, bases, pós, tintas, em alguns casos talcos também podem ser utilizados. Mas não seria mais fácil fazer um cosplay com a tonalidade da pele semelhante a sua? Se não, utilize produtos do tom que você deseja alcançar, seja ele claro ou escuro. Testes devem ser feitos antes de jogar o resto da maquiagem na cara! Além de quê, o resto do corpo tem que ser maquiado também. Primeiro passe uma camada de maquiagem com uma esponja macia e levemente úmida (não é encharcada), espere secar e aplique mais uma vez, dando batidinhas em vez de esfregar, para não tirar a primeira camada, além de quê, fixa melhor desta form.Tente aos poucos e tenha paciência.
clique para ver melhor a foto :)
Personagens com peles exóticas com tons totalmente diferentes como branco, verde e azul exigem materiais especiais como tinta para a pele (não gosto nem um pouco de guache) e pós especiais. Futuramente farei um post explicando só como seria o processo de encontrar ou fazer estes produtos.

Em geral, o trabalho com a pele é o mesmo que deve ser feito no dia-a-dia, hidratante, protetor e o resto. rs

Comece pelo prime (também conhecido como pré-base). Ele vai preencher os poros e irá preparar a pele para as outras camadas de maquiagem.
 Em seguida, recomendo usar a base e depois o corretivo, para evitar que um produto saia com a aplicação do outro., que finaliza e mantém a maquiagem mais firme e duradoura e, por fim, spray fixador. Pode ser o de cabelo mesmo, mas pelo amor de Kami, feche bem os olhos e espere secar, ok?
Aqui ao lado tem uma imagem que ajuda a identificar qual o melhor contorno para cada tipo de rosto. Nos pontos de marrom deve-se aplicar pó(ou base) num tom mais escuro que a da sua pele e nos pontos de bege, sombra mais clara, pode ser branco, mas sem excesso, para iluminar lugares estratégicos. Opte por pincéis.
Identifique o tipo de rosto que tem o personagem e "mande ver"! Só tenha cuidado com os exageros.

Bochechas
A menos que se fantasie de Pikachu, nada de exagerar no blush! Ele serve apenas para deixar você com um ar mais saudável. Alguns personagens muito pálidos dispensam o blush, mas se optarem por eles, aqui há algumas dicas de aplicação quanto a cor e formato do rosto escolhidos.




Nariz
Este é mais opcional, vai de pessoa para pessoa. Muitos personagens têm o nariz pequeno, fino e pontudo, se quiser dar uma afinadinha no nariz, use uma sombra, ou pó ou base num tom mais escuro (pode ser o mesmo que você usou para demarcar o rosto) e aplique nos pontos indicados na imagem abaixo nas linhas de azul. De branco ou bege, num tom mais claro que o do resto da pele, faça uma fraca linha na frente do nariz, onde há a linha de vermelho.


Boca
Assim como os tipos de olhos, no mundo dos animes temos também os tipos de boca, eu os classifico basicamente em três: demarcada com batom, demarcada e normal.

Boca normal: A grande maioria das personagens têm apenas um traço como boca e ainda sim conseguem ser lindos! Misaki - Kaichou wa Maid Sama é uma dessas. Você pode optar em usar um batom nude (ou base mesmo) ou somente gloss incolor.

O Usui também serve de exemplo, esse lindo! *--------*
Boca demarcada: vemos geralmente em animes mais antigos, mas ainda é frequentemente vista. Nesta categoria, Nakahara Sunako - Yamato Nadeshiko Shichi Henge. Um batom coral de leve deve ir bem com um pouquinho gloss sem gliter, ou apenas uma leve camada de gloss de uma cor mais natural. 

Preciso dessa lente! >.<

Boca demarcada com batom: é a menos comum que há no mundo otaku. O nosso exemplo é a Osaki Nana - Nana. A vocalista dos Black Stones adora um batom preto ou vermelho básico. O "v" dos lábios superiores é bem aparente. Contornar a borda dos lábios antes de aplicar o resto do batom é a minha mísera indicação.


Alguns truques que eu tenho para vocês
  • Lábios: para fazê-los parecer maiores, use um pouquinho só de batom nude (ou base) somente no meio dos lábios e mais gloss incolor só nesta parte. E abaixo da boca, contorne bem fraquinho com de sombra escura (evite cintilante). 
  • Olhos: se o personagem não tiver muita maquiagem, evite sombras coloridas
  • Lentes: indico colocá-las depois de maquiar os olhos. Pode haver probleminhas se alguma coisa entrar em seus olhos com a lente enquanto você se maquia. Mas varia bastante de pessoa para pessoa. 
  • Lábios: para fazê-los diminuir, um pouquinho de sombra escura (de preferência, que não seja cintilante), no meio da boca. Passe uma fina camada de gloss em toda a boca e mais um pouco de gloss incolor somente nas extremidades dos lábios, no meio não.
  • Lábios: para fazer com que o batom dure mais, com a ponta do dedo, dê batidinhas de base e de pó, mas é só um pouquinho. Depois aplique o batom por cima e arrase!
  • Olhos: lápis branco ou bege no interior dos olhos é uma boa pedida para cosplays. Eles dão a impressão de olhos mais abertos e maiores.
  • Use spray fixador ao final da maquiagem. Uns vinte centímetros distante, no mínimo, protegendo os olhos.
  • Pele: não se esqueça de passar base, corretivo e pó no pescoço e cólo também para não parecer que está usando máscara!
  • Produtos: teste antes todos os seus produtos antes de comprá-los. Ficar com a cara inchada e vermelha por uma semana não é muito bom.
  • Tenha um kit de pincéis para maquiagem, destes que se compra em lojas de bijuterias. Eles são muito úteis, tenha certeza disso.
  • Não fique receoso de comprar maquiagem demais para usar somente uma vez, haverão outros cosplays, além de quê, todos esses produtos podem ser usados tranquilamente no dia-a-dia.
  • Opte por produtos à prova d'água se você for daqueles que vão a eventos, ou no final do dia, é bem provável que com a andança, você se pareça um guaxinim.
  • O que não pode faltar na sua maleta: base, corretivo, pó, rímel, lápis de olho escuro e gloss.
  • Todo cosplayer deve testar sua maquiagem pelo menos duas vezes antes do grande dia, até ter certeza do que vai fazer na hora.

Bom meus amores, é isso! Querem pedir posts? Não se acanhem!
Beijinhos de gloss de morango com glitter :*

15 comentários:

  1. Oi
    Eu queria fazer o cosplay de Wendy(Fairy Tail),só que eu sou morena clara(um termo pardo) e tipo eu queria muito saber se eu consigo o tom de pele dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem sou morena clara queria saber se ficaria estranho fazer a Yuno Gasai de mirai nikki

      Excluir
  2. Ooi ...quero muito fazer o cosplay da Tenten do Anime Naruto,mas tem um sério problema pois sou morena clara, quase puxando para o pardo (amarelado) ...Será que consigo fazer meu tom de pele ficar igual ao dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. base e pó ou ate corretivo para dar e que seja dum tom da sua cor um pouco mas palido.

      Excluir
  3. achei bem útil, sabia da maioria das coisas, mas é sempre bom. :D :D

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas, tenho olhos pequenos e tom de pele morena, mas agora está resolvido!

    ResponderExcluir
  6. Eu quero fazer um cosplay da Izumi Akazawa, de Another, como faço para ficar com o tom de pele dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que corretivo de make e um pouco de tauco para parecer um tom de palidez.

      Excluir
  7. Ola, eu gostaria de fazer o Cosplay da Mavis da Fairy tail, porém tenho a pele meio amarelada, e ela é palida. tem como fazer alguma coisa?
    Também tem outra pergunta. Eu gostaria de arredondar meu rosto, mas tenho a face oval.. Sei lá, queria ficar parecida com a personagem que eu amoooooo demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. more manda um e-mail para a Thais, ela que era responsável sobre cosplay aqui no blog e com certeza ela poderá te ajudar sobre ^^
      o e-mail dela está no inicio do post... 006

      Excluir
  8. quero fazer cosplay da misa amane,adorei as dicas <3

    ResponderExcluir

Deixe os seus comentários mais parecido com o seu jeito,use os emoticons do AS e se divirta comentando...

Bjinhos :**

001   002   003   004   005   006   007   008   009   010   011   012   013   014   015   016   017   018   019   020