✦ Blog: Anime Shoujo - Sigla: AS
✦ Dona: Thays Ramos(Off)
✦ Desde: 30/03/2012
✦ Tema: Card Captor Sakura Clear
✦ Post: 2.244
✦ Comentários: 9.324
✦ Visualizações: 5.323.215

28.9.13

6 Famosos Doces Japoneses

Kawaii | via Tumblr
Yoo minna-san!
Estou de volta *---* e hoje eu trouxe pra vocês uma lista de seis doces deliciosos da culinária japonesa muito populares no país. Confiram! :) > 


*Ampan decorado com gergelim e recheado de pasta de feijão azuki*
Ampan: Espécie de pão doce japonês recheado geralmente com pasta de feijão azuki (feijão vermelho), ou também com shiro-an (feijão branco), gergelim (goma-um) ou kuri-um (castanha portuguesa)

Tumblr
*Panquecas que, recheadas de creme ou pasta de azuki, dão origem ao dorayaki*
Dorayaki: Um doce feito com duas pequenas panquecas recheadas com feijão azuki ou com creme. Há uma série japonesa de comics chamada Doraemon (1969), no qual um gato azul, sem orelhas (foram mordidas pelo rato robot) é capaz de tudo por um dorayaki. Dizem até que o nome dele foi inspirado neste doce.

*Doces feitos com kanten*
Kanten (ou ágar-ágar ou simplesmente ágar): nome que refere-se ao pó obtido a partir das folhas desidratadas de diversos tipos de algas marinhas. Ao ser dissolvido e fervido na água, obtém-se uma espécie de gelatine, só que mais firme, e é utilizada milenarmente em vários pratos da gastronomia japonesa, desde doces (como gelatina de kanten [寒天ゼリー], youkan [ようかん], anmitsu [あんみつ], mitsuan [みつ杏], annindoufu [杏仁豆腐], entre outros) até pratos salgados como macarrão (tokoroten). 'No Japão, o kanten é o maior aliado para as dietas de emagrecimento. Por ser composto por cerca de 80% de fibras vegetais, a absorção de água, quando ingerido, faz triplicar o seu volume. Assim, o consumidor sente o apetite saciado e tende a diminuir o consumo de outros alimentos. Pela ausência de valor nutricional e por ser rico em fibras, o kanten contribui para a diminuição de peso tanto pela substituição do alimento, como também pelo seu efeito laxativo.' (fonte)

*Uma espécie de manju, com o recheio feito de pasta de feijão azuki*
Manju: Manju é uma espécie de bolinho recheado, parecido com o mochi (mais abaixo). Existem muitas variedades de manju, mas a maioria tem o exterior feita a partir de farinha, arroz em pó e trigo mourisco, e um recheio de pasta de um (feijão vermelho), feita a partir de feijão azuki cozido com açúcar. Existem diversas variedades de pasta de feijão usados, incluindo koshiantsubuan tsubushian.

f a t e d | via Tumblr
*Mochi feito com corante vermelho*
Mochi (pronuncia-se 'moti'): É um bolinho de arroz glutinoso que é amassado até formar uma massa, e depois moldado. Pode ser consumido o ano todo, mas especialmente no Ano Novo (Shogatsu) e em ocasiões especiais como festas de casamento ou nascimento. Durante as festas de Ano Novo, que no Japão duram vários dias, promove-se em todo o Japão o festival do mochitsuki, em que o mochi é preparado e distribuído para o público. Algumas localidades ou entidades agendam o mochitsuki para o terceiro dia do novo ano.

*Sembei com sementes de gergelim*
Senbei >doce< (pronuncia-se sembê): são um tipo de biscoitos japoneses. Eles vêm em diversas formas, tamanhos e sabores (podem também ser salgados, feitos de arroz). Senbei muitas vezes são consumidos com o chá e 'feitos com farinha de trigo ou de arroz, maisena, açúcar, ovos e óleo ou água de flor de laranjeira. Pode conter grãos de gergelim, amendoim picado, ou cobertura de glacê de açúcar com gengibre' (fonte). Existe uma piadinha que circula entre os descendentes de japoneses com o doce: 
– Você quer um sembei?
– O que é “sem bê”?
– É um biscoito.
– Ah, então é “iscoito”, né?
(confesso que quando eu entendi, não consegui parar de rir).

Espero que tenham gostado :) Se alguém provou algum destes uma vez, por favor, conte-me qual foi sua experiência ^^ 
Até mais, minna-san! 
Kissus, Na.

16 comentários:

  1. Amei o post, confesso que só provei o mochi até agora, mas todos parecem deliciosos!
    Ainda estou rindo do "iscoito" 001

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou ^^
      Recomendo provar os outros doces, eles são realmente muito deliciosos na minha opinião :)
      kkk, essa piada é mesmo muito boa.
      Kissus! Na.

      Excluir
  2. Que legal :33 eu já comi chocolates do Japão... A minha tia morou lá, aí ela trouxe :B eles são muito gostosos! Não são muito doces, sabe? SÃO PERFEITOS! Eu comi tudo (umas 10 barrinhas e 5 pacotinhos com besteiras) em 1 hora e agora quero de volta T-T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal ^^ eu também já experimentei alguns :) São realmente deliciosos mesmo, exatamente pelo motivo que mencionou: por não serem muito doces.
      Uau... melhor tentar controlar-se da próxima vez que ganhar, pra poder sobrar um pouquinho pra depois, rsrs ^^
      Até!

      Excluir
  3. Eu sempre tive curiosidade em saber qual e o gosto dessa pasta de feijão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um pouco exótica pra quem nunca experimentou e por ser pouco adocicada, mas é muito gostosa na minha opinião ^^

      Excluir
  4. Pena! que onde eu moro não venda esses docinhos, pois, parecem ser deliciosos!

    Vendo agora essa linda postagem me lembrei do anime Yumeiro Patissiere.

    Bjinhos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena mesmo... mas, se um dia puder experimentar, com certeza não irá se arrepender ^^
      Nunca ouvi falar desse anime... porém, se fala de doces, deve ser muito bom, rsrs :)
      Até ^^

      Excluir
  5. Kyaaaa! Parecem tão deliciosos, pena que aqui onde eu moro não vende esses doces (eu acho) T^T

    Droga, agora fiquei com fome -qq

    - Uma fã de InuYasha

    ResponderExcluir
  6. Já experimentei fazer mochi, mas não gostei lá muito. A massa era fofinha, massa perfeita, mas o sabor T.T. Ainda por cima era mochi simples, não consegui por o recheio. Só meti um pouco de açucar na massa, mas devia ter posto mais. Quando comi eram pouco doces e sabiam só a arroz :P e quando fritei-os para comer com a carne, tinha aquele travo a açucar. Era pouco, mas quando se come com salgados notava-se o doce. Foi uma desgraça T.T

    ResponderExcluir
  7. Aaaaah queria muito experimentar um desses deliciosos doces *O*

    ResponderExcluir
  8. Q lindos docinhos! *--*

    Sempre tive curiosidade em provar esse de feijão, para nós brasileiros é tão diferente ^^

    Bjs!

    lersemfronteiras.tumblr.com

    ResponderExcluir
  9. Faz tempos que eu não como Senbei, eu comia quando eu era mais nova, mas agora não !!!
    Mas, Eu acho que já comi Manju, Mochi e Ampan... Mas, que seja.
    Sabia que o Ampan e o Manju são bem parecidos por causa do recheio, mas, pra mim, eu já comi algo japonês com feijão como recheio...
    Obrigado por me lembrar da metade da minha maior Juventude !!!
    Bjs !!!!!

    ResponderExcluir
  10. Estou preparando a festa de niver da minha filha que ama animes e estou pesquisando sobre doces japoneses, adorei o post, me inspirou a fazer gelatina com frutas para imitar o kanten, de modo que as crianças serão receptivas a esse tipo de alimento mais conhecido ao paladar. Obgd, ajudou muito. Ahh, e por falar nisso , coloque um post com receitas desse gênero, seria excelente para quem gosta da culinária japonesa.

    ResponderExcluir

Deixe os seus comentários mais parecido com o seu jeito,use os emoticons do AS e se divirta comentando...

Bjinhos :**

001   002   003   004   005   006   007   008   009   010   011   012   013   014   015   016   017   018   019   020